Carros alegóricos de Holambra receberão 12 mil hastes e 20 mil vasos de flores
Antiga colônia holandesa, localizada a 40 quilômetros de Campinas, promove na terça, dia 5, o tradicional desfile de carros alegóricos decorados com flores. Os organizadores esperam 10 mil foliões no evento.
Pelo sétimo ano consecutivo, Holambra, no interior de São Paulo, se beneficia de seu principal produto, as flores, para atrair turistas para o Carnaval. A festa de Carnaval no município – responsável por cerca de 45% do comércio nacional de flores – terá como ponto alto o desfile de carros alegóricos decorados com arranjos florais. A parada acontece na terça-feira, 5 de março, a partir das 14h.
O desfile é um intercâmbio entre o divertido Carnaval brasileiro com a tradição holandesa doBloemencorso, cortejo de carros que acontece anualmente entre as cidades de Noordwijk e Haarlem.

A decoração já está sendo feita por dezenas de voluntários, cidadãos de Holambra, sob a coordenação do artista floral Jan Willen, responsável pela Exposição de Arranjos Florais da Expoflora. Devem ser utilizados 12 mil hastes e 20 mil vasos doados pelas cooperativas de Holambra. Alguns dos produtores terão seus próprios carros decorados, como o Grupo de Rosas.

A principal novidade da edição de 2019 será a expansão da Parada das Flores que, desta vez, contará com uma escola de samba, além de sete carros alegóricos – no ano passado, foram cinco.
Cerca de 15 blocos também são esperados pelos organizadores. É necessário fazer a inscrição dos blocos no próprio dia do desfile, entre 12h45 e 13h45, no local da concentração. Segundo Geraldo Barendse, membro da Comissão Organizadora, o divertido é não saber o que esperar dos blocos, que sempre trazem temas atuais ou de protesto. “Como não há inscrição antecipada, todo ano é uma surpresa”, comenta.

Serviço
Carnaflores – Desfile de carros alegóricos
Data: 5 de março, terça-feira
Hora: 14h
Local: A concentração acontecerá na Praça dos Pioneiros, e o cortejo sairá da Alameda Maurício de Nassau
Inscrição de blocos: No dia do evento, das 12h45 às 13h45, no local da concentração