Aventura com as crianças em Brotas

Destino turístico tem várias atividades para os pequenos e adolescentes gastarem energia na natureza, sem sentir falta dos jogos eletrônicos e Internet

A capital do turismo de aventura, Brotas, é um destino sob medida para viagem com crianças e adolescentes. São várias opções de atividades no ar, na terra e na água para gastar energia e, ao mesmo tempo, estar mais em contato com a natureza. Mesmo as atividades mais radicais, como tirolesa e rafting, podem ser praticadas pelos pequenos numa versão mais light e curta e com toda segurança. Pensando nos pais que querem descanso e tranquilidade, há meios de hospedagem que oferecem atividades para os pequenos.

Que tal um presente diferente para o Dia das Crianças, uma viagem a Brotas no feriadão de 12 de outubro? E até mesmo para os mais crescidos, que vão é comemorar a folga da Semana do Saco Cheio. Com certeza a molecada não vai sentir falta da Internet, de jogos eletrônicos e de passear no shopping. A época é perfeita para atividades na água já que é primavera, estão que Brotas costuma ter dias quentes, com temperaturas acima dos 30 graus.

Para os pequenos, seguindo as normas da ABNT (Associação Nacional de Normas Técnicas), Brotas oferece o minirrafting. Como no passeio para os adultos, as crianças descem o Rio Jacaré-Pepira em barcos infláveis com equipamentos de segurança e acompanhados por guias. A diferença é o percurso: mais curto e em trecho mais calmo do rio, sem corredeiras fortes. O único requisito é gostar de diversão e de natureza. Pais e mães podem fazer o passeio junto com seus filhos dentro do bote. Consulte as operadoras de aventura para obter mais detalhes e escolher a diversão.

Também na água, outra diversão garantida é descer o Rio Jacaré-Pepira de boia, uma atividade que faz parte da história dos moradores de Brotas. É uma atividade indicada para quem tem a partir dos 7 anos. São quatro quilômetros na parte mais calma do rio, em corredeiras leves. Imagina esta aventura refrescante com as crianças, curtindo a natureza!

Seu filho tem medo de altura? Se tiver, em Brotas é o lugar para superá-lo. Uma boa indicação para isso é o arvorismo. No município são vários circuitos, em diferentes graus de dificuldade. As crianças podem fazer o passeio numa modalidade mais leve, é claro. O arvorismo kid, indicado para a partir de 4 anos, é um minicircuito em que os pequenos brincam sob os cuidados de guias preparados para cuidar do público infantil enquanto os pais se divertem nas atividades para adultos, com muita emoção.

Para quem tem mais de 1,45 metro, a indicação é o arvorismo adulto, com percurso aéreo com obstáculos, como falsa baiana, ponte tibetana e rede. Outra boa opção para toda a família é a tirolesa. Deslizar preso a um cabo, sobre árvores, vale ou lago, é uma aventura sem igual, que dá a sensação de estar voando. Brotas também tem tirolesa para vários gostos, desde para quem quer muita adrenalina até para os iniciantes e crianças. Uma das modalidades mais emocionantes é a que você “voa” de frente, com os braços abertos. Para os pequenos, a indicação é o voo canguru. A criança vai no colo do pai, a mãe ou outro responsável adulto. Bem juntinho, ela curte a aventura com toda a segurança.

Com a criançada, vai muito bem fazer turismo rural. Várias propriedades abrem suas porteiras aos turistas, que podem passear de charrete, cavalgar, colher fruta no pé, conhecer de perto animais como cabrito e cavalo, acompanhar a ordenha das vacas, entre outras tarefas rurais. Não é uma novidade para a criançada da cidade, mas que os adultos também adoram? É ou não é um destino que vale muito a pena? Certeza que as crianças vão amar e os pais vão se perguntar porque não tiveram a ideia antes! Então é aproveitar a primavera e o verão para atividades ao ar livre.

Passeio à noite

Para as noites, o programa imperdível para as crianças – e também para os adultos – é visitar o CEU (Centro de Estudos do Universo), o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Além de divertido, é um passeio que propicia conhecimento. Com potentes telescópios, o visitante vai olhar para o céu e observar planetas e nebulosas não visíveis a olho nu. E o melhor: tudo explicado de maneira muito simples pelos monitores, que são mestres em falar com a criançada de um jeito que elas ficam fascinadas pelos astros do céu.

Sobre Brotas

Graças aos recursos naturais preservados e o investimento local, Brotas é considerada a capital do turismo de aventura. O município reúne o maior número de atividades ao ar livre: rafting, boia-cross, arvorismo, cachoeirismo, canionismo, escalada, rapel, tirolesa, queda livre, slack line, queda livre, banho de cachoeira, kaiaky, rafting (KR), pesca, circuito cable, canoagem, stand up paddle, aquaball, caminhada, cavalgada, mountain bike, quadriciclo, observação de pássaros, off road, arco e flecha, paint ball, giromaster e, mais recentemente, voo de balão.

Localizada no centro do Estado de São Paulo, a apenas 240 quilômetros da Capital e com acesso pelas melhores rodovias do Brasil, Brotas tem mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resort, e 60 estabelecimentos gastronômicos. É um destino para viajar com a família, com os amigos e com as crianças. É lugar para descansar, mas também para muita aventura.

Um roteiro de três ou quatro dias em Brotas ainda permite uma esticada na vizinhança, como ao Território do Calçados de Jaú (a 54km), um shopping com mais de 200 lojas, a Barra Bonita (a 76km), para um passeio de barco na eclusa do rio Tietê, ou à charmosa Águas de São Pedro (a 52km) para relaxar no spa termal da cidade. O acesso a Brotas é pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano).

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign