Alunos do Pronatec e Ceprosom são certificados para mercado de trabalho

DSC_5109aA Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), em parceria com o Sesi, Senai, Senac, Sest/Senat e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Avançado Limeira), a formatura dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e dos demais cursos ofertados pela autarquia. Ao todo se formaram 511 alunos durante a cerimônia realizada no Limeira Clube, na noite de 2 de dezembro.

O evento ocorreu no Limeira Clube e contou com a presença do diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate À Fome (MDS), Luiz Müller; do prefeito, Paulo Hadich; da presidente do Ceprosom, Ana Maria Sampaio; do diretor do Senai, Mário Cazão; do gerente do Senac, Mario Augusto dos Reis; da representante do Sesi, Silvia Helena Furlan; do gerente do Sest/Senat, Juarez Giust; do diretor do IFSP, Ederval Castro, e do presidente da Câmara, Ronei Martins.
Segundo Müller, que na ocasião representou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a liberdade se constrói quando existe o acesso aos direitos. “A formação é uma porta de acesso à todos os direitos, inclusive ao trabalho digno e decente. Temos aqui a perspectiva de uma sociedade nova”, afirmou. O diretor ressaltou o fato de que os cursos ofertados pelo Pronatec estão alinhados com a demanda do mercado de trabalho.”O país precisa de trabalhadores qualificados”.

Para Hadich, o conhecimento contínuo é essencial para se manter no mercado de trabalho. “Hoje em dia é necessário estarmos permanentemente estudando para garantirmos um lugar no mercado”, disse. O prefeito ainda apontou a importância das parcerias para a realização desse trabalho. “É graças a parcerias com o Ministério, com o Ceprosom e com as instituições, que estamos formando cerca de 4 mil pessoas somente no ano de 2014”.

A presidente do Ceprosom também ressaltou o valor das parcerias e parabenizou a dedicação dos alunos. “Quando assumi o Ceprosom, recebi a indicação do prefeito para que buscasse cursos para Limeira. Estamos muitos felizes porque essa é a segunda formatura de cursos do Pronatec somente neste ano. Desejo que o sucesso desses formandos sejam um estímulo para outros cidadãos também”, afirmou Ana Maria.
O Senac ofertou os cursos de intervenções artísticas, projeto de restauração de jardim, desenho artístico, informática para jovens, oficina de customização e tecido e unhas artísticas. Receberam certificados também os alunos dos cursos de culinária e da palestra “Administre bem seu dinheiro e ative sua memória”, oferecidos pelo Sesi. O Sest/Senat formou turmas dos cursos de recepcionista, auxiliar pessoal, almoxarife e operador de empilhadeira. O IFSP participou com os cursos de assistente de vendas e auxiliar de recursos humanos.
Com o maior número de cursos oferecidos, o Senai formou alunos que fizeram parte dos cursos de assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar de recursos humano, costureira de máquina reta e overloque, eletricista de auto, encanador instalador predial, jardineiro, libra básico, mecânico de motor ciclo otto, mecânico de sistemas de freios suspensão e direção de veículos leves, operador de computador, operador empilhadeira, padeiro e soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixo liga. O Senai também disponibilizou cursos para as empresas TRW e Stampline e certificou os alunos das turmas de Libras, CNC, empilhadeira, desenhista mecânico e torneiro mecânico.

REALIZAÇÃO PESSOAL
O curso de operador de empilhadeira, oferecido pelo Senai, foi motivo de realização pessoal para Raquel de Oliveira Campos, 40. “Minha maior alegria foi poder voltar à sala de aula depois de 30 anos longe dos estudos. Estou otimista agora em relação à minha carreira”, disse a formanda que pretende fazer o maior número de cursos possíveis no próximo ano.
O objetivo de Lenita Honorina dos Santos, 50, que recebeu o certificado do curso de Auxiliar de Almoxarife, oferecido pelo Sest/Senat, é buscar capacitação para realizar seus sonhos. “Além de ter a oportunidade de mudar minha perspectiva de vida, ainda tive momentos de convivência e de trocas de experiência muito legais. Estou ansiosa para fazer outros cursos”.
Em Limeira, os cursos são oferecidos graças a parcerias estabelecidas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e do Plano Brasil Sem Miséria, e também pela Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom com as seguintes unidades ofertantes: SENAI, SENAC, SEST-SENAT e IFSP. São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign