Alunos de Limeira e região terão acesso ao projeto Interativo 3D

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a cerimônia de abertura para a visitação do equipamento Relevo 3D Interativo. O projeto foi adquirido pela Ceief Padre Maurício Sebastião Ferreira e agora estará disponível para visitação de todos os alunos das escolas da rede pública, estadual e particular de Limeira e região, a partir deste ano (2016), no Centro de Ciências Professor Osvaldo Roberto Leite.

O equipamento visa promover um aprendizado mais abrangente nas aulas de geografia e ciências. Em todo o país existem apenas três projetos como esse. A escola Padre Maurício é a primeira escola pública de Limeira a ter acesso. O projeto original foi desenvolvido pelo Oliver Kreylos, na universidade da Califórnia nos Estados Unidos.

A secretária de Cultura Gláucia Bilato agradeceu, em nome do prefeito Paulo Hadich, todos envolvidos na realização do projeto. “O prefeito agradece, em especial, o idealizador Matheus Evangelista e a diretora da escola Tânia do Amaral Gomes. Nós temos muito orgulho desse espaço, principalmente porque batalhamos muito pela cultura na cidade. Tudo que temos aqui, está acessível a todos. Nós acreditamos que a cultura e a educação são capazes de transformar cidadãos”, destacou Gláucia.

Matheus, o idealizador do projeto, trabalha como voluntário no programa Mais Educação, da Escola em Tempo Integral. De acordo com ele, a escola e os funcionários deram todo apoio necessário. A diretora Tânia conta que essa ferramenta beneficiará ainda mais a aprendizagem dos alunos. “Hoje as crianças aprendem de outra maneira. Quando temos a oportunidade de beneficiar um recurso como este aos alunos, é muito importante para o desenvolvido dessa geração que já está inserida na era digital. Estamos felizes com o projeto”, informou.

O diretor do Centro de Ciências, José Carlos Neres de Assis, diz que a intenção é atender a demanda de todas as escolas. “A visitação será por meio de agendamento da direção pedagógica de cada escola, e estará aberta de quinta a domingo. Todas as visitas serão acompanhadas e monitoradas”, explicou.

PROJETO

O Relevo 3D Interativo é um simulador de tipografia em tempo real. O controle é feito pela interação das mãos com a areia. O visitante é convidado a formar desde montanhas (nível alto) até rios (nível baixo). Neste modelo, as cores representam diferentes altitudes como um mapa topográfico, sendo cores quentes (maior altitude) e cores frias (menor altitude).

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign