Alunos de Limeira desenvolvem planetário

 

Foto Adilson Silveira (4)
Alunos do 4º ano da Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira, que desenvolveram o Planetário

O projeto, que faz parte do conteúdo de ciências do currículo da Secretaria de Educação, foi desenvolvido em sala de aula a partir do primeiro bimestre deste ano e teve o objetivo de ensinar sobre os planetas e a formação do sistema solar. A professora Márcia M. Fernandes de Moraes conta que a ideia de fazer o planetário surgiu a partir do interesse apresentado pelos próprios alunos sobre o assunto.
“Quando começamos a trabalhar o conteúdo do sistema solar em sala de aula, as crianças já demonstraram um interesse muito grande pelo tema. Eles começaram a trazer pesquisas, faziam perguntas, então, a partir disso, surgiu a ideia de desenvolver as maquetes e depois fazer um planetário”, informou Márcia.
Ainda de acordo com Márcia, os pais demonstraram bastante interesse pelo projeto e contribuíram muito com os filhos na montagem das maquetes. “Nosso objetivo também era refletir com os pais a importância de se aproximarem das atividades desenvolvidas pelas crianças dentro da escola. Realizar esse dia para apresentar o projeto foi um pedido dos próprios pais. Eles ficaram muito interessados no resultado final”, frisou.
Mariana Dolevedo Pereira, mãe das gêmeas, Ana Beatriz e Ana Caroline Pereira, de 9 anos, disse que acompanhou todo o desenvolvimento do trabalho e ficou encantada com o resultado. “O projeto está maravilhoso. Eu, e meu marido participamos de toda a montagem das maquetes. Cada uma das meninas fez uma maquete diferente, com posições dos planetas diferentes. Elas fizeram questão de cuidar de cada detalhe. Nós ajudamos em tudo. Estou muito feliz com o resultado”, destacou Mariana
Nikolas de Oliveira, também de 9 anos, contou que foi muito importante apresentar aos pais o resultado do projeto. Aprender sobre as formas da lua, segundo ele, foi a parte mais divertida de todo o trabalho.
“Depois desse projeto, ele começou a se interessar ainda mais sobre o assunto. Tudo que ouve falar sobre o sistema solar, ele já se interessa e quer pesquisar para depois levar as informações para a escola. Estamos muito satisfeitos com o reflexo desse projeto”, contou Amanda C. Flores, mãe de Nikolas.
Como parte da apresentação, os pais assistiram um vídeo produzido pelos alunos, com apoio das professoras. O vídeo explicava todo o sistema solar. A narrativa de todo o conteúdo exposto no vídeo foi realizada por um dos alunos do projeto. Após a apresentação do vídeo, os pais puderam conhecer o planetário desenvolvido pelos alunos, com apoio das professoras Márcia M. Fernandes de Moraes e Susana Zabim, que também agradeceram o apoio prestado por toda a equipe escolar para a realização deste projeto.

Fotografias anexadas. Créditos: Adilson Silveira

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign