Agita Verão traz prática esportiva orientada à população de Jaguariúna

Evento acontece na cidade com orientações sobre saúde e qualidade de vida visando o bem estar da população.

Agita VerãoA cidade de Jaguariúna, no Circuito da Águas, interior paulista, irá receber, de 25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014 um evento voltado à prática de atividades físicas e cuidados com a saúde. É o Agita Verão, encontro que irá oferecer à população a oportunidade de conhecer e experimentar diversas modalidades de atividades físicas, além de levar profissionais de saúde que poderão fornecer orientação e avaliações físicas individualizadas, além de abordar temas importantes para saúde e qualidade de vida, como a automedicação.
A programação e as várias práticas abertas de exercícios ocorrerão no Parque Linear de Jaguariúna, próximo ao gramado do Centro Cultural. Estarão sendo ministradas aulas práticas aeróbicas como caminhada, step, além de ginástica localizada, e diversos tipos de ritmos, como dança contemporânea, zumba, dança de salão, axé, dança do ventre, hip hop, sertanejo universitário, jazz, samba, funk, salsa, e adicionalmente técnicas de defesa pessoal, como jiu-jitsu.
Todas as aulas serão acompanhadas por profissionais de educação física e de saúde, da Secretaria de Esportes e de academias de ginástica da cidade, de modo a fornecer a orientação necessária à população para que possa realizar uma prática esportiva segura. A programação completa poderá ser conferida por meio do site do evento.
O Agita Verão ocorre com patrocínio da EMS Farmacêutica e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ), com apoio da Prefeitura de Jaguariúna e de municípios pertencentes ao Circuito da Águas Paulista.
Durante os nove dias de evento, tendas com equipe da Secretaria de Saúde de Jaguariúna estarão aferindo a pressão sanguínea, realizando exames de glicemia e alertando para os perigos da automedicação e também sobre temas relacionados à qualidade de vida, como alimentação balanceada.

Sedentarismo
Recente estudo da Organização Mundial da Saúde revelou que o sedenterismo constitui atualmente um dos principais inimigos da saúde pública e que a falta de atividade física regular é uma das dez principais causas de morte no mundo. Junte-se a isso a obesidade, um dos problemas mais graves que a saúde pública enfrenta no só no Brasil como em outros países.
A falta de exercício físico regular acarreta diversos malefícios à saúde, principalmente quando não há orientação de profissionais da área. O estilo de vida também é apontado como um dos causadores de doenças coronarianas, elevados níveis de colesterol no sangue, hipertensão, diabetes, osteoartrite, acidente vascular cerebral, câncer, depressão, ansiedade, entre outros.
O consenso entre profissionais de saúde e educação física é de que a a população atualmente gasta bem menos calorias por fatores relacionados ao estilo de vida, como várias horas em frente à televisão, computador, vídeo-games, falta de tempo alegada por fatores de sobrecarga no trabalho, entre outros. Isso explicaria o aparecimento de várias doenças além de fatores relacionados como baixa produtividade diária e o tão conhecido stress, intimamente relacionado à ausência de exercício físico regular.
“Um dos objetivos do Agita Verão é justamente conscientizar a população a respeito da importância da realização de atividade física regular. Queremos que seja um ponto de partida para que a população não só inicie o ano realizando práticas que irão beneficiar sua saúde e qualidade de vida, mas incorpore essas práticas em sua rotina diária”, explica Rafael Petrini, idealizador do projeto, que está sendo realizado pela agência Confraria.
A empresa é responsável pela criação e realização de diversos eventos culturais, entre eles Festival Internacional de Cinema de Campos do Jordão, a ExpoJaguariúna, evento voltado aos negócios da região, Festival de Inverno de Jaguariuna, entre outros.

Sobre a Confraria Eventos
Há nove anos produzindo e concretizando eventos na área da cultura, educação, esportes e cidadania, a Confraria Eventos prima pela busca contínua da qualidade e resultados positivos que atendam seus clientes e toda a comunidade. Com o norte de criar eventos que gerem um melhor relacionamento do cliente com a sociedade em que se insere, de forma ampla, procura gerar oportunidades que se tornem referências e agreguem benefícios o meio social.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign