6 derivados do coco ideais para um cardápio saudável

Versátil, saborosa e saudável, a fruta é considerada completa em nutrientes e combina com receitas doces e salgadas
 
propiedades-beneficas-del-cocoBateu aquela fome no meio tarde? Que tal um lanchinho com coco seco? Além de saboroso, o coco e seus derivados, possuem nutrientes importantes para o organismo e tem muitos benefícios à saúde. Comer coco em suas diferentes formas é sempre bom, por sua versatilidade, pode incrementar diversos pratos desde snacks, café da manhã, lanches caprichados, receitas doces e salgadas, até bebidas.
Da fruta já é possível extrair: açúcar, manteiga, leite, farinha, óleo, além da tradicional e refrescante água, oferecendo assim, a possibilidade de incluir facilmente o produto na alimentação diária.
Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral, o coco é um alimento completo. “A fruta é rica em vitaminas, minerais e compostos que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Além disso, possuem uma forte atuação no fígado, estimulando a produção de enzimas que reforçam a imunidade”, conta a nutricionista.
 
Confira algumas formas de incluir a fruta e todas as suas formas no seu dia a dia:
 
· Óleo de coco: é essencialmente composto por gorduras boas. Auxilia principalmente na redução do colesterol, controle do diabetes e queima de gordura. Além dos benefícios na alimentação, é um grande aliado para a saúde dos cabelos.
· Leite de coco: além da versão de garrafinha de vidro que todos conhecem, existe uma versão mais diluída e pasteurizada. É uma ótima opção para pessoas intolerantes à lactose e possui grande quantidade de nutrientes que ajudam a manter o sistema imunológico e os níveis de gordura no sangue equilibrados, além de ser rico em cálcio, o que contribui para a resistência dos ossos;
· Açúcar de coco: feita a partir da seiva das flores do coco, o produto é levemente doce, parecido com o açúcar mascavo, mas com um toque de caramelo. É considerado mais saudável do que o açúcar branco, podendo substituí-lo na culinária e para adoçar bebidas, por exemplo;
· Manteiga de coco: é produzida a partir da polpa da fruta, tem benefícios do óleo de coco, com vantagem de ter uma boa porção de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Bem consistente, é ideal para substituir a manteiga “comum” no dia a dia;
· Farinha de coco: extremamente nutritiva auxilia no funcionamento do intestino e na diminuição do colesterol. É ótima substituta da farinha branca na preparação das receitas;
· Água de coco: além de ser muito refrescante, a água de coco tem um baixo teor de açúcares e gorduras. Consumi-la ajuda a reduzir a pressão arterial e colesterol alto.
 
fitas-de-coco-seco-snack-com-assFitas de Coco Seco (Snack)
Ingredientes:
1 coco seco
400 ml de água
Assadeira forrada com papel manteiga
Modo de Preparo:
Colocar o coco no forno a 200ºC por cerca de 5 minutos até que a casca rache. Quebrar o coco e retirar a polpa. Passá-la no fatiador de legumes, ou na parte mais larga do ralador, para formar as fitas.
Cozinhar as fatias em uma panela com água por 5 minutos.
Passá-las em uma peneira para retirar o líquido excedente. Colocá-las sobre uma assadeira forrada com o papel manteiga. Assar até que as fitas fiquem secas sem ficarem amareladas.
 
smoothie-de-coco-assSmoothie de Coco
Ingredientes:
½ Xícara de chá de coco seco ralado
1 Colher de café de canela em pó
200ml de Água de coco
½ Xícara de chá de morangos congelados picados
 
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Sirva em seguida.
JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign